Conheça a cidade

Início 5 Institucional 5 Conheça a cidade

Uma breve história de Capoeiras:

Capoeiras faz parte do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Maniçoba, Alegre e Riacho do Mel. Primitivamente as terras pertenciam ao município de São Bento do Una. O distrito foi criado em 24 de Dezembro de 1901. Foi emancipado em 1963 pela Lei estadual no 4998, de 21 de Dezembro de 1963, assinada pelo governador Miguel Arraes de Alencar. Distrito criado com a denominação de Capoeiras, pela lei municipal no 31, de 24-12-1901, subordinado ao município de São Bento. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Capoeiras figura no município de São Bento.

Posteriormente, pelo decreto-lei estadual no 235, de 09-12-1938, o município de São Bento passou a denominar-se São Bento do Una e o distrito de Capoeiras passa a pertencer ao município de São Bento do Una.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capoeiras, pela lei estadual no 4998, de 21-12-1963, desmembrado de São Bento do Una. Sede no antigo distrito de Capoeiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-07-1964.

Capoeiras está inserida nos domínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Una, Mundaú e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores. Os principais tributários são o Rio Una e os riachos do Mimoso, do Mocambo, Pau-Ferro, da Pracinha, Bom Destino, do Mel Do Meio e São Pedro, todos de regime intermitente. O município conta com os açudes Gurjão (4.700.000 m3) e Cajarana (2.594.000 m3). Possui uma área de 344,39 km2.

Confrontando com os seguintes municípios ao norte: São Bento do Uma, sul: Garanhuns, leste: Jucati e oeste: Caetés e Pesqueira.

Capoeiras foi fundado em 24 de dezembro de 1901. Com data de aniversário em 21 de dezembro.

Deste modo, no plano econômico/cultura, temos dados importantes quando ao cultivo de milho, feijão, mandioca e mamona, que constituíram-se em elementos fundamentais para o município, destacando-se também a feira livre onde comercializava-se todo tipo de mercadorias, tornando-se centro de compras da região, fator que perdura até a atualidade. Tendo a agricultura como um sustentáculo econômico, a lavoura é preponderante para a economia regional.

O rebanho bovino do município é de grande valia histórica e economicamente considerando um dos principais índices da pecuária do Estado.

Deste modo, Capoeiras também têm seus pontos turísticos, suas manifestações folclóricas, suas tradições, podendo falar nas festas que unem harmonicamente os conterrâneos, a “Festa de São José” (tradicional festa do padroeiro – com procissão, leilão, atrações musicais e muita diversão), que ocorre em março; também, a “Festa do Estudante”, que acontece no mês de setembro.

Como ponto turístico do município, erguido no ponto mais alto de Capoeiras, o Monumento em Homenagem a Frei Damião de Bozzano fica situado a apenas 1 km do centro da cidade. Movimenta centenas de fiéis todos os anos, durante a celebração do aniversário do frei, quando é celerada a tradicional missa campal. Além de ser um ponto de interesse religioso, o monumento oferece uma vista privilegiada da cidade.